terça-feira, 7 de junho de 2011

SG Barroso e a Cia ReconTer em exercício de Rapel no Batalhão Riachuelo

Certo dia, lá pelo ano 1992, no Batalhão de Comando da Divisão Anfíbia, por volta de 07:45 hrs, observo que os elementos da Cia não estavam nem aí.
Fui lá dentro da secretaria e observei no quadro de atividades anual, fixado na parede, que naquele dia estava previsto exercício de rapel, com aeronave, no Batalhão Riachuelo, portanto, a Cia já estava atrasada para o evento.
Procurei saber quem era o responsável pelo exercício, foi quando me comunicaram que era eu. Apelei dizendo que não podia, pois existiam determinações que todo exercícios daquela natureza, o mais antigo tinha que ser um Oficial e eu era apenas um Sargento. Foi quando me informaram que todos nossos Oficiais estavam envolvidos em atividades (um estava na Amazônia, outro no Pantanal Matogrossense, etc) e por uma questão de hierarquia, eu continuava sendo o responsável por aquele exercício.
O segundo em comando era o Sg Célio (Jabá), a quem determinei que mandasse o ônibus avançar imediatamente, enquanto eu formava a Cia já dividindo em equipe de desembarque.

Dentro do ônibus, enquanto se deslocava para o Riachuelo, me dirigi a Cia:
-Pessoal, tem alguém aqui, que nunca tenha feito rapel de aeronave?
E a resposta foi negativa, todos eram experientes.
- Então, nós estamos atrasados e passíveis de levarmos uma bronca. Podem deixar comigo que assumo a responsabilidade e quando chegar lá vou mandar desembarcar e formar para apresentar ao mais antigo, então quero todos com a moral elevada, peito para fora e barriga para dentro.
Quando lá chegamos, de longe eu avistei o CMG, Comandante do Batalhão Riachuelo, na posição de descansar (nesta época os Batalhões de Infantaria eram comandado por Capitães de Mar-e-Guerra), do lado dele estavam o Piloto e o Co-piloto da aeronave.
Então, comandei: Atenção Companhia, coluna por três, Companhia sentido, direita volver e me voltando para ele, levei a mão a pala e disse bem forte: Sargento Barroso, apresento a Companhia Reconter pronta para fazer o exercício de rapel.
Ele olhou bem pra mim de baixo acima e disse: Sargento, Sargento Barroso, como você me explica? chego no meu quartel às 06:30hs e encontro uma aeronave pousada no heliporto e ninguém sabia me explicar porque. Vou procurar saber e descubro que é para fazer exercícios com vocês e me chega você um Sargento, uma ora dessa. Como você me explica?
-Explico agora mesmo, permissão, e me virando para a Cia comandei forte e claro: Companhia, descansar. Sargento Célio, fora de forma. Vou passar o comando para você, você pede ao comandante permissão para se retirar e conduza a companhia, em passo acelerado, para o heliporto, faça o briffing e pode começar o exercício, que eu vou explicar para o Cmte o porque da aeronave e me virando para a guarnição da aeronave disse: senhores queiram guarnecer a aeronave.
Assim o SG Célio procedeu.
Após a Cia sair ele se dirigindo a mim perguntou: e agora SG Barroso, como você me explica?
-Comandante, todos nossos exercícios fazem parte do PAAD e soletrei P-A-A-D (Plano Anual de Adestramento). Assim, durante o planejamento, 6 meses antes, nós enviamos um rádio, solicitando a aeronave, com ação para São Pedro d’Aldeia e com informação para Brasília e para o Riachuelo. Algum tempo depois São Pedro d’Aldeia responde positivamente ou negativamente, com ação para nós e informação para Brasília e para o Riachuelo, esses 2 rádios foram recebidos pelo Batalhão Riachuelo e certamente alguém os leu e os mandou para o arquivo. Portanto o Sr não pode acusar que não sabia que a aeronave ia pousar hoje no heliporto.
O Comte fazendo um gesto de desagravo, disse: tá bom pode ir.
Quando cheguei lá em cima no heliporto já havia sido realizado o briffing e o exercício já havia começado e tudo transcorria normalmente quando de repente chegou o Comte Alves CF (FN) S3 do Batalhão de Comando da Divisão Anfíbia e se dirigindo a mim perguntou: Barroso o que está acontecendo aqui?
Disse-lhe: Tudo normal, exercício sendo realizado sem nenhum incidente. Agora, o CMG lá em baixo, está furioso e acusou que não sabia que a aeronave ia pousar hoje no convôo dele e pelo exercício ser comandado por um Sargento. Expliquei-lhe que nossos Oficiais estão todos em missão e que por questão de hierarquia o exercício seria por mim comandado e que no Quartel dele certamente tinha 2 rádios lhe informando sobre o exercício com a aeronave.
Disse o Comte Alves: tudo bem continue com o exercício. Esse desgraçado, se referindo ao CMG, ligou para o Comando de Operações Navais e até para Brasília para fazer fofoca sobre isso.
Terminado o exercício, formei novamente a CiaReconter e ao solicitar autorização para me retirar recebi um não.
Disse o Comte: faça como da outra vez, passe o comando para o outro SG que eu quero falar com você.
E assim o fiz, passeio comando para o SG Célio e determinei que ele após solicitar autorização ao Comte do Batalhão, conduzisse a Companhia ReconTer “correndo-curto” até ao Batalhão de Comando da DivAnf, que eu ia ficar para ouvir o Comte.
Após a Cia sair ele se dirigindo a mim perguntou: SG Barroso você quer servir no meu Quartel?
-Não Sr.
-Porque você não quer?
- Por que estou contente em servir na CiaReconter. Lá nós temos a missão específica de reconhecimento, atuamos em pequenos grupos, é diferente do combate convencional, como é a missão dos Batalhões de Infantaria, mas também podemos atuar em prol dos Batalhões.
-Tá bom, pode ir que eu vou mandar um elogio pra você.
-Mas Comte, agora eu fiquei curioso, porque o Sr. Gostaria que eu servisse em seu Quartel?
-Por que tenho sob meu comando um montão de Sargentos e se eu perguntar a qualquer um deles o que é PAAD eles não sabem e você sabe.
-Pois é Comte, nós na Cia ReconTer somos obrigados a saber e fazendo a continência pedi permissão para me retirar.
OBS. Até hoje não recebi o elogio.
Se quiser comentar esta matéria é só clicar em seguir.

4 comentários:

  1. Parabéns Barroso pela bela história, nós Reconterianos somos diferenciados, servi na RECONTER de 84 a 87 , Ainda hoje tenho grandes Amigos dessa gloriosa companhia!
    Um forte abraço camarada!
    Sd FN Coutinho, ADSUMUS!!!

    ResponderExcluir
  2. SGT Barroso......um enorme prazer em ler seu relato.....me emocionei...........fui da RECONTER em 1978-79......comandada pelo Capitao Abrantes....caba macho........infelizmente fiquei pouco tempo ...e fiu mandado para Mocangue para formar uma guarnicao de seguranca naquela estacao naval........eu morava em Sao Goncalo e o Cap. achou que me ajudaria ficar peerto de casa..........a Reconter era na DIVANF.....ila do governador........e infelizmente levados por muitos problemas tive que escolher depois em sair da marinha por cadeia pois não queriam dar minha baixa.......mas isso ~e outra historia........fico feliz sempre que leio algo sobre a RECONTER....e fico a lembrar dos meus tempos.....treinamento intenso.....militarismo......muita ralacao.....e acima de tudo um espirito de uniao que ninguem superava.........o batalhao ao lado era o Riachuelo e o comandante era o Cap Gabriel conhecido como TOURO SENTADO.....ele adorva dar porrada em soldado..levva pro tatame e o pau comia......me lembrei quando li seu relato de atraso....tive um e tive que tomar uns cascudos do touro...KKKKKKKKKKK...mesmo depois de tantos anos o espirito de Fuzileiro nao me abandonou..........aposentei-me como policial civil...mas morrerei como Fuzileiro Naval......formado na ILHA da Marambaia......orgulho sõ.......Parabens e fique com Deus......ADSUMUS....olha o boi naval !!!!!!
    Edilson Azevedo.....770611.61...

    ResponderExcluir
  3. SGT Barroso......um enorme prazer em ler seu relato.....me emocionei...........fui da RECONTER em 1978-79......comandada pelo Capitao Abrantes....caba macho........infelizmente fiquei pouco tempo ...e fiu mandado para Mocangue para formar uma guarnicao de seguranca naquela estacao naval........eu morava em Sao Goncalo e o Cap. achou que me ajudaria ficar peerto de casa..........a Reconter era na DIVANF.....ila do governador........e infelizmente levados por muitos problemas tive que escolher depois em sair da marinha por cadeia pois não queriam dar minha baixa.......mas isso ~e outra historia........fico feliz sempre que leio algo sobre a RECONTER....e fico a lembrar dos meus tempos.....treinamento intenso.....militarismo......muita ralacao.....e acima de tudo um espirito de uniao que ninguem superava.........o batalhao ao lado era o Riachuelo e o comandante era o Cap Gabriel conhecido como TOURO SENTADO.....ele adorva dar porrada em soldado..levva pro tatame e o pau comia......me lembrei quando li seu relato de atraso....tive um e tive que tomar uns cascudos do touro...KKKKKKKKKKK...mesmo depois de tantos anos o espirito de Fuzileiro nao me abandonou..........aposentei-me como policial civil...mas morrerei como Fuzileiro Naval......formado na ILHA da Marambaia......orgulho sõ.......Parabens e fique com Deus......ADSUMUS....olha o boi naval !!!!!!
    Edilson Azevedo.....770611.61...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela coragem e atitude de liderança. Tive o prazer de servi com o senhor, tbm SGs Caetano. Quando vim da Marambaia pedi permissão ao senhor e o SG Caetano para ficar servindo nesta tão Briosa Cia. Pois a princípio estava desiguinafo a ir para o Paisandu. Mais graças a Deus e aos senhores pude fazer os teste e passei a ser um Reconteriano no período de 79 à 82

    ResponderExcluir