quinta-feira, 8 de março de 2012

Comte Lucio



Agradeço a todos os Reconterianos que me enviaram palavras elogiosas por ocasião do Aniversário do nosso CFN. Confesso que não as mereço porque tentava ser apenas mais um da equipe. Abaixo vou citar algumas mensagens dos nossos Guerreiros. Estarei no Encontrão dos Veteranos no CIASC, no dia 05 de maio, ocasião em que espero encontrar todos vocês (quem faltar será lançado no Livro de Castigo! Desmarquem todos os compromissos e não faltem a este Encontrão). Nunca fui a um encontro, me reservando para o encontro dos ComAnfs, quando iria encontrar nossos companheiros da Reconter. Mas, eu tenho uma grande dívida para com o nosso COMGER, Alte Correia Guimarães, porque não pude comparecer à sua posse (a minha mulher estava se formando na mesma época). Assim, espero encontrá-lo e lhe dar um grande e fraterno abraço de colegas de turma; não obstante estar rezando para que ele tenha muito sucesso neste seu comando.
Quem merece todos os elogios são vocês, que, em última análise foram (e continuam sendo) os guerreiros que cumpriam todas as missões. Eu apenas tentava organisar as atividades. O Imediato, Comte Cosme, e alguns oficiais chegavam a tirar combustível dos seus carros para que os barcos continuassem a operar; sempre agiram como líderes e amigos em todas as ocasiões, e nunca como chefes. Os Sargentos lideravam todas as atividades. O nosso Operações, Capurro, chegava ao requinte de planejar tudo, se encarregar de tudo, e na maioria das vezes, quando eu chegava já estava tudo organizado, o material nas viaturas e toda a Reconter já embarcada, e pronta para seguir na missão. O SO Barra, nosso Logístico, chegava a dormir em cima das caixas de munição para ficar perto do material e poder vigiar tudo, abandonando o conforto das nossas barracas. Os nossos Cabos eram os verdadeiros líderes, chefiando as suas equipes de reconhecimento, e dando o pronto aos Sargentos. O pessoal das Comunicações foram essenciais para o sucesso de qualquer missão, e foram os professores para toda a Companhia. O Suboficial Monteiro (SELVA!!!), era o nosso Paramédico, montava pistas de Primeiros Socorros, estudava as áreas aonde iríamos operar, e providenciava o material necessário para aquele tipo de terreno; e salvou muitas vidas!!! E os nossos Soladados foram as nossas peças de manobra, fundamentais no cumprimento de cada missão ( sempre com sucesso, e nunca tivemos nenhum ponto negativo); foram a nossa principal preocupação, e o nosso farol para que eles tivessem tudo do bom e do melhor.
Alguns lemas da Reconter:
1- A hora é antes da hora. Quem está na hora está atrasado!
2-O impossível fazemos agora. Milagre demora um pouco mais.
3- Não me lembro mais dos outros. Quem souber, favor me enviar.
Queridos amigos, como disse um companheiro de turma (um nobre de sangue azul!), eu atualmente estou abivacado aqui em Natal, onde montei um Posto de Comando (fiz um convite, mas ninguém compareceu à festa de inauguração). Em anexo, estou enviando algumas fotos deste Posto Recon. Estamos aguardando a sua visita.
Aqui estamos, e eles não passarão!!!

3 comentários:

  1. Meu nome é Erick, responsável pela Euangellus Comunicação, editora que produziu o livro dos 50 anos da FFE, Batalhão de Engenharia, 1º Batalhão de Infantaria e outros.
    Para mim é absoluta novidade a história desta Companhia? A que OM era subordinada? Quando foi fundada e qual o primeiro comandante? Quem cumpre, hoje, esse papel de reconhecimento?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de deixar meu contato: atendimento@euangellus.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiz esse curso nos anos 90/91. Amanhã vou pegar minha CR e vou ver direito.

    ResponderExcluir